Atualidades em gestão e planejamento de materiais portifolio 3
tecnólogo em logística - M1APMA
RODRIGO HENRIQUE DE SOUZA- 238322012
portfólio 3
Análise e Controle do Fluxo de Materiais
...............................................................................................................................
Guarulhos
2013
RODRIGO HENRIQUE DE SOUZA
portfólio 3
Análise e Controle do Fluxo de Materiais
Trabalho apresentado ao Curso de Logística da Faculdade ENIAC para a disciplina de Análise e Controle do Fluxo de Materiais
Prof. Ricardo
Guarulhos-SP
2013
RESPOSTA :
Uma cadeia de valor representa o conjunto de actividades desempenhadas por uma organização desde as relações com os fornecedores e ciclos de produção e de venda até à fase da distribuição final. O conceito foi introduzido por Michael Porter em 1985 no livro Competitive Advantage: Creating and Sustaining Superior Performance.
Ao decompor uma organização nas suas actividades de relevância estratégica, torna-se possível analisar o comportamento dos custos e as fontes existentes assim como potenciais de diferenciação em cada processo de negócio, optimizando o valor final que o seu produto representa para o cliente. A liderança de custo e a diferenciação pela qualidade acrescem valor ao produto e proporcionam vantagem competitiva à organização no contexto da indústria em que se insere.
A cadeia de valor de uma organização insere-se num contexto mais amplo de actividades, ela constitui um sistema de valores onde estão integradas também as cadeias de valor de fornecedores e de distribuidores. O produto de uma organização torna-se igualmente parte integrante da cadeia de valor do seu cliente, sendo que a diferenciação final de uma organização reside no papel que esta e o seu produto desempenham na cadeia de valor do comprador.
A vantagem competitiva é, cada vez mais, fruto das capacidades de eficácia e eficiência com que uma