Atual economia japonesa
Qual o comportamento recente da economia do Japão?
1.1. Justificativa
O Japão é reconhecido pela sua grande capacidade tecnológica, que por sua vez é capaz de aumentar cada vez mais a produção e se destacar diante dos outros países perante desenvolvimento. Isso explica uns dos principais fatores de ser a terceira maior economia mundial. Porém, mesmo com este setor avançado, o Japão tem dificuldades de sair da estagnação de uma década e meia, sendo a sua balança comercial uma das causas, pois alterações dos anos 80 em diante fizeram com que a mesma passasse a exportar menos diante de concorrentes como China e Tigres Asiáticos.
1.2. Objetivos
a) Conhecer a realidade econômica;
b) Identificar o PIB a partir da ótica de produto;
c) Analisar a balança comercial, a inflação, a produção e o emprego;
d) Avaliar o desempenho da economia;
e) Verificar os motivos das dívidas;
2. Referencial teórico
2.1. Política econômica e os seus objetivos
Estabilidade de preços
Crescimento econômico
Emprego
Distribuição de renda
Balança de pagamento favorável
2.2. Política econômica e instrumentos de ação
Politica fiscal: É uma política baseada em tributação, a fim de fomentar ou inibir a atividade em determinados setores, para tal, o governo faz uso de onerações e desonerações. Um exemplo seria aumentar os gastos públicos, remunerando melhor os servidores públicos e aumentando a carga tributária, ou seja, elevando a demanda agregada.
Política monetária: É um meio alternativo ao da política fiscal para atingir os mesmos ideais. Uma vantagem desta, é que não tem dificuldades temporais para sua execução, no geral passa a ter vigor logo após a sua aprovação. Consiste basicamente em manobras com o dinheiro, seja ela a venda de títulos públicos, o redesconto – que são os empréstimos do banco central para os bancos comerciais, ou até mesmo a emissão de dinheiro por parte do governo.
Política Cambial: Refere-se à atuação do