atuacao do farmaceutico
Ligantes – São responsáveis pela firmeza e resistência dos compridos.
Antiaderentes – Facilitam a liberação dos comprimidos da matriz ou das funções.
Agente Flavorizantes – Usado para dar sabor e odor agradáveis a uma preparação farmacêutica.
Diluentes - produtos inertes adicionados aos pós para permitir a obtenção de comprimidos ou o enchimento de cápsulas, com volumes adequados. Ainda, para propiciar propriedades de fluxo e compressão necessárias à produção. Diferentes naturezas (solúvel,insolúvel ou mista).São os diluentes adicionados em maior proporção, formulação de complexos absorbatos que diminuem a velocidade da dissolução
Veículos - preparação inerte destinada à incorporação do (s) ativo(s). Podem ser edulcorados e conter agentes suspensores.
Solventes - usados para dissolver outra substância na preparação de uma solução; pode se aquoso ou não (ex. oleaginoso). Co-solventes, como a água e álcool (hidroalcóolico) e água e glicerina, podem ser usados quando necessários.
Absorventes - substâncias adicionadas para absorverem água presente nos extratos ou para fixar certos compostos voláteis, como as essências.
Aglutinantes - agentes usados para promover adesão das partículas durante a granulação e compressão de formas farmacêuticas sólidas. Podem ser usados na forma de solução, dispersão ou pós. São compostos naturais ou sintéticos, do tipo poliméricos de sua dissolução, uma película que circula as partículas, podendo por aquosos num local de absorção. O uso de aglutinates pode favorecer as partículas do fármaco e outros fluidos biológicos. Desagregantes (desintegrantes) - empregados para acelerar a desintegração e/ou a dissolução da forma nos fluidos biológicos.A desintegração é um passo para dissolução afetiva e, quase se limita a permitir que o fármaco fique em condições de dissolver-se.
Lubrificantes - agentes capazes de prevenir a aderência dos pós e granulados nas punções