atua o do psic logo
-voz das necessidades, desejos, e intervém de forma que os desencontros da informação sejam minimizados. Preferencialmente, este profissional deve propiciar o desenvolvimento de uma linguagem comum e de conhecimentos recíprocos, necessários à interação conjunta visando à abordagem uníssona do paciente e sua família.
CONCLUSÃO: A assistência de Psicologia oferecida ao paciente/ família unidades de Urgência e Emergência possibilita um serviço mais adequado e contribui para a satisfação do cliente, além integralizar a equipe de saúde e os familiares em um único objetivo.
Descritores: Emergência, Equipe de saúde, Psicologia busca proporcionarem a manutenção do bem-estar físico, social e mental desta comunidade. Neste intrigante cenário, reconhecer a importância da necessidade da inserção do psicólogo na equipe de emergência é um primeiro passo rumo à adequada prática do Acolhimento e na Humaniza-
Rev Bras Clin Med. São Paulo, 2010 nov-dez;8(6):513-9
514
Vieira MC
Rev Bras Clin Med. São Paulo, 2010 nov-dez;8(6):513-9 ção preconizadas dentro das Unidades de Urgência e Emergência.
O objetivo deste estudo foi identificar e expor a importância do Psicólogo na equipe multiprofissional buscando agregar um atendimento humanizado integrando paciente/ família e equipe no ambiente da Medicina de Urgência e Emergência.
O HOSPITAL E SUA EVOLUÇÃO HISTÓRICA
O que é psicologia hospitalar?
A psicologia hospitalar é um ramo da Psicologia que se diferencia dos demais por pretender humanizar a prática dos profissionais da saúde dentro do contexto hospitalar. A partir da Psicologia Hospitalar, a própria psicologia redefiniu conceitos teóricos na tentativa de uma melhor