ATROPELAMENTO DE ANIMAIS SILVESTRES
ICET – INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
FAET – FACULDADE DE ARQUITETURA, ENGENHARIA E SUAS TECNOLOGIAS
DENC – DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL
CIÊNCIAS DO AMBIENTE
ATROPELAMENTO DE ANIMAIS SILVESTRES
ALUNOS(AS): AMANDA FIALHO
FILIPE NASSER
STEVEn VINICIUS
Cuiabá - Julho/2014
Atropelamentos de animais silvestres em rodovias
Hoje no Brasil cerca 14,7 milhões de animais são atropelados por ano no Brasil, são cerca de 28 por minuto (Fonte: O Globo). Vários casos de atropelamento são propositais, como por exemplo de cobras na beirada e acostamento de estradas, pois tem se o pensamento de que animais como esse devem ser mortos sempre que possível e com isso os motoristas acabam matando esses seres conscientemente. Além das estradas, vários animais morrem em parques ecológicos também, graças a imprudência dos motoristas.
O fator responsável pela grande incidência de acidentes envolvendo animais é a própria construção da estrada, pois quanto mais preservada for a área que ela passa, mais grave é o problema. Devido a estrada destruir uma área habitada por diversos animais, esses devem se deslocar para a busca de alimento e abrigo, passando pela mesma, e com isso acarretando em acidentes. Outro fato que deve ser levado em conta, é a imprudência humana como o excesso de velocidade, sendo assim impossível a frenagem do veículo quando um animal é avistado, isso pode ser corrigido com a implantação de sinalização e a própria consciência dos motoristas, pois além de colocarem suas vidas em risco, colocam também a dos animais que ali perto habitam.
Outros meios de prevenir e diminuir esses casos, existem estruturas que podem ser construídas nas rodovias, como passagens (superiores ou inferiores), passarelas da fauna silvestre, tuneis para anfíbios e répteis, corredores para evitar o atropelamento desses animais. Essas estruturas servem para interligar ecossistemas que