atrito e gravidade
O atrito resulta da interacção entre dois corpos
Em física, o atrito é uma força natural que atua apenas quando um objecto está em contacto com outro e sofre a ação de outra força que tende a colocá-lo em movimento. Esta força é causada pelo contacto dos dois corpos ou meio em que se move o corpo em movimento - neste caso especial, designado por viscosidade.
O atrito com uma superfície depende da Força Normal entre o objeto e a superfície; quanto maior for a Força Normal maior será o atrito. Passar um dedo pelo tampo de uma mesa pode ser usado como exemplo prático: se se pressionar com força o dedo, o atrito aumenta e o dedo pára.
Embora se oponham ao sentido do deslizamento entre as superfícies de contato, todas as formas de transporte que se deslocam sobre rodas não poderiam mover-se sem o atrito: é o atrito entre as rodas e o solo que permite às primeiras agarrarem-se ao solo, produzindo movimento pela troca de forças.Assim, a força de atrito pode assumir características de força motora, quando a sua ação proporciona o movimento de translação do corpo em relação a superfície, quanto de força resistente quando atua de modo a se opor ao movimento relativo das superfíces de contato. Pode parecer estranho afirmar que nenhuma força é precisa para manter um corpo em movimento quando um avião a jato se desloca a uma velocidade constante utilizando os seus poderosos motores. A razão é que a força dos motores que impelem o avião para frente é igualada pelo atrito com o ar através do qual o avião se movimenta; as duas forças equilibram-se de tal modo que nenhuma atua sobre o avião e ele, portanto continua a mover-se com uma velocidade constante. Ao aumentar o poder dos motores, o avião mover-se-á mais depressa, até que o atrito aumente de modo a corresponder à força desejada, movendo-se então, a uma maior mas constante velocidade.
Inércia
Visão geral: A inércia é uma propriedade física da matéria (e sugundo a Relatividade, também da energia).