Atribuições
Atribuição é o processo utilizado para atribuir montantes de um elemento organizacional a um ou mais elementos organizacionais (por exemplo, de um centro de custo para outros).
Uma atribuição normalmente ocorre de uma dimensão para a mesma dimensão (por exemplo, de um centro de custo para outros centros de custo).
O termo atribuição designa em psicologia o processo pelo qual o indivíduo busca explicar a causa de acontecimentos, sobretudo o comportamento alheio e o próprio.
RESPONSABILIDADES
Responsabilidades são obrigações de um tipo ou de uma classe
Fazer algo a si mesmo
Iniciar ações em outros objetos
Controlar ou coordenar atividades em outros objetos
Obrigações de conhecer algo
Conhecer dados encapsulados
Conhecer objetos relacionados
Conhecer coisas que ele pode calcular
Granularidade
Uma responsabilidade pode envolver um único método (ou poucos)
Uma reponsabilidade pode envolver dezenas de classes e métodos
Uma responsabilidade não é igual a um método, mas métodos são usados para implementar as responsabilidades.
As normas de atribuições e responsabilidades têm como objetivo, uniformizar as informações e ordenar as ações de todos os setores (de uma empresa). Dentro do fluxo proposto, cada entidade terá sua responsabilidade claramente definida e o não cumprimento, ou cumprimento em parte, de suas responsabilidades será detectável dentro do processo, cabendo o ajuste dentro de sua competência para sanar a incorreção.
EXEMPLO DE ATRIBUIÇÕES E RESPONSABILIDADES:
Atribuições e responsabilidades de um vigia (guarda municipal):
Funções de vigilância e proteção fixa e móvel, das áreas administradas pela Prefeitura Municipal, para impedir a destruição do patrimônio físico e ambiental, bem como qualquer atividade que não esteja expressamente autorizada pela Administração.
Registrar e comunicar de imediato à autoridade competente todas e quaisquer ocorrências de invasões, infrações e danos no interior das áreas