Atribuições da engenharia
Introdução
A Engenharia é o resultado de dois processos históricos, que se desenvolveram simultaneamente mas sem relação entre si. Aparecimento gradual para solucionar problemas, criando dispositivos, estruturas para a utilidade do homem. Por outro lado à expansão dos conhecimentos científicos. É o curso universitário que melhor habilita as pessoas a disputarem postos de trabalho no mercado. Pois fornece uma formação sólida em lógica matemática e em como resolver problemas (o que favorece a obtenção de um bom emprego). Mas fazer uma graduação hoje não define uma profissão. Esteja preparado para estudar sempre e se atualizar.
A engenharia clássica
O homem sempre empregou grandes esforços para aperfeiçoar dispositivos que lhe permitissem aproveitar os recursos naturais.
Exemplo:-
Arado – Utilização do solo na produção de alimentos.
Machado – Transformar árvores em madeiras.
Moinho de Vento – Aproveitamento da Energia Eólica e transformar cereais em farinha
Os primeiros Engenheiros surgiram na época dos grandes Impérios (Egípcio e Romano), esses engenheiros foram responsáveis pelo aparecimento de armamentos, fortificações, estradas, pontes, canais, e muitos outros benefícios. Esses Engenheiros confiavam na prática transmitida pelos que os antecediam, e assim permaneceu por muitos séculos.
A Engenharia Moderna
No século XIX , os Engenheiros reconhecem as potencialidades dos descobrimentos da ciência, para a solução de inúmeros problemas da humanidade. A partir desse momento a engenharia começou a sofrer uma mudança, ou seja, passou a se chamar de Engenharia Moderna.
A Engenharia Moderna dedica-se a problemas da mesma espécie, porém a base científica de solução dos problemas tornou-se tão importante que a aplicação da ciência é uma característica marcante da engenharia moderna.