Atrazina
ATRAZINA
LAVRAS – MG
2010
INTRODUÇÃO
Herbicida (de acordo com a etimologia: herbi, erva, e cida matar) é um produto químico utilizado na agricultura para o controle de ervas classificadas como daninhas. Os herbicidas constituem um tipo de pesticida.
As vantagens da utilização deste produto é a rapidez de ação, custo reduzido, efeito residual e não revolvimento do solo. Os problemas decorrentes da utilização de herbicidas são a contaminação ambiental e o surgimento de
ervas
resistentes.
Todos os herbicidas são tóxicos para os seres humanos em alguma medida. Existem também herbicidas naturais.
Sendo que o herbicida uns dos herbicidas mais utilizados no Brasil e no mundo e a atrazina que pertence a família da trizina.O seu uso intensivo e justificado pelo seu baixo preço e também por ser utilizado e cooperação com outros produtos para melhorar sua eficácia.
O QUE É A ATRAZINA?
A Atrazina (2-cloro-4-etilamino-6-isopropilamino-1,3,5-triazina) é empregada como herbicida nas culturas de algodão, milho, soja, feijão, abacaxi, sorgo, cana-de-açúcar e no preparo de áreas para o plantio. Suas principais características como herbicida é possuir alto potencial de lixiviação, lentas reações de hidrólise, baixa pressão de vapor e moderada solubilidade em água (30 mg L-1). A toxicidade da Atrazina é bastante alta para os seres vivos.
Os herbicidas são os agrotóxicos mais utilizados no Brasil, chegando a cerca de 55% dos pesticidas, sendo assim de difícil substituição havendo uma necessidade de maiores estudos sobre o seu comportamento no ambiente edáfico e quando lixiviado nos ambientes aquáticos pode ocasionar riscos de contaminação. O herbicida Atrazina faz parte da família das triazinas, muito utilizado no Brasil, sendo detectado em águas superficiais e subterrâneas em vários países.
A Atrazina é um herbicida que possui forte adsorção ao solo e baixa solubilidade em água, pois quanto menor é