Atraso mental
A compreensão verbal, fluência verbal, factores espacial, factor memória e factor raciocínio ou factor indução constituem a inteligência, que é a capacidade para aprender, para pensar abstractamente, capacidade de adaptação a novas situações; conjunto de processos cognitivos como memória, categorização, aprendizagem e solução de problemas, capacidade linguística ou de comunicação, conhecimento social. Esta reduz-se através de vários problemas que afectam o funcionamento intelectual durante o período de desenvolvimento e de comportamento do indivíduo, dentre vários a deficiência mental que é o objecto de estudo neste trabalho.
Pretendemos com o presente trabalho, definir o conceito de deficiência mental, sua classificação, causas, sinais de alerta e intervenção no contexto escolar.
2.Objectivos
2.1.Geral: Compreender o atraso no desenvolvimento mental humano, particularmente nas crianças em idade escolar.
2.3.Específicos:
Definir deficiência mental;
Descrever os tipos de deficiência mental;
Identificar as causas da deficiência mental;
Identificar os sinais de alerta em caso de deficiência mental;
Mencionar as medidas que o professor deve ter em conta ao lidar com alunos com deficiência mental.
3.Metodologias
Para a elaboração deste trabalho, recorreu-se a consulta de várias obras bibliográficas que versam sobre a deficiência mental. Após a leitura e análise, o grupo debateu e por fim elaborou o presente trabalho.
4.Conceitos Básicos:
a) Atraso Mental: O atraso mental consiste na capacidade mental inferior à normal que existe desde o nascimento ou surge nos primeiros anos de infância (KENNY, 1997).
b) Desenvolvimento Mental: é uma construção contínua que se caracteriza pelo aparecimento gradativo de estruturas mentais (FREUD).
5.Deficiência Mental
5.1.Correntes para a sua definição
A deficiência mental é definida fundamentalmente pelas cinco correntes seguintes:
a) Psicilógica ou Psicométrica