Atracao E Retencao De Clientes O Caso De Farmacias De Manipulacao
Helder Danilo Fernandes Lima (1); Marconi da Silva Leite Júnior (2); Maria de Fátima Oliveira (3); Renan Felipe de Oliveira Coqueijo (4)
(1) Instituto Federal da Paraíba – Campus João Pessoa, e-mail: helderdanilo82@gmail.com
(2) Instituto Federal da Paraíba – Campus João Pessoa, e-mail: marconi1985@gmail.com
(3) Instituto Federal da Paraíba – Campus João Pessoa, e-mail: mafasioliver@hotmail.com
(4) Instituto Federal da Paraíba – Campus João Pessoa, e-mail: renan_coqueijo@hotmail.com
RESUMO
Esse estudo procurou identificar os programas de fidelização que as farmácias de manipulação adotam para evitar a perda de seus clientes, os quais constituem o capital social mais importante das organizações atualmente. A pesquisa foi baseada nos conceitos teóricos do marketing de relacionamento com o cliente e realizada através de uma pesquisa quantitativa aplicada com os diretores e farmacêuticos responsáveis pelas farmácias estudadas. Os resultados demonstram que programas de fidelização são utilizados nas empresas estudadas, sendo, contudo, aplicados ainda de forma incipiente pelas mesmas.
Palavras-chave: Marketing. Relacionamento. Atração e Retenção. Clientes.
1 INTRODUÇÃO
As corporações veem-se inseridas num contexto mercadológico caracterizado por acirrada concorrência advinda do fenômeno da globalização. A Tecnologia da Informação, surgida nesse cenário, trouxe implicações em via de mão dupla – ao mesmo tempo em que oportunizou as empresas o amplo acesso aos avanços tecnológicos, exigiu destas uma maior capacidade de desenvolvimento de novas vantagens competitivas.
A então Era da Informação faz surgir uma realidade de transformações constantes, que passa a exigir das empresas a habilidade de recepção, análise e resposta rápidas às demandas de um mutante ambiente de negócios. Nesse momento, observa-se uma revolução em todo o arcabouço de valores das sociedades, culminando dessa forma com a inserção de