Atrabalho
Muitos profissionais com talento, habilidade e boas oportunidades, dentre eles vários líderes, estão bem longe de onde poderiam estar principalmente pela falta de autoliderança, que é o fundamento básico para quem busca tornar-se um ser humano e um líder melhor.
Liderar pessoas não é uma tarefa simples, contudo, não existe resistência maior do que liderar a si mesmo, fazendo com que o próprio líder torne o seu maior inimigo, uma vez que a autoliderança é uma das ações que mais exige equilíbrio, determinação e disciplina por parte do líder, porém ela também é muito importante, para aprendermos a examinarmos a nos mesmos, ou seja, a nos conhecer, até atingirmos um controle total sobre nossas ações e intenções em relação à interatividade com outros profissionais, colegas de trabalho ou no meio social como um todo.
A base da autoliderança se chama disciplina, principalmente porque dedicar tempo para pensar em si mesmo não é algo natural em nossos dias. Nossa dinâmica de vida nos envolve de tal maneira, que se não estivermos firmemente determinados a dedicar tempo a nós mesmos e se não nos disciplinarmos para praticá-la, a autoliderança dificilmente será uma prioridade.
É importante lembrar que a visão que temos de nós mesmos não é tão realista assim, por isso, saber como nossos comportamentos e atitudes são percebidos pelas pessoas ao nosso redor é fundamental. E aqui a palavra chave é percepção, porque, de fato, não somos avaliados apenas pelo que fazemos, mas principalmente pelo que as pessoas percebem sobre a intenção que temos naquilo que fazemos. Por exemplo: um líder que não delega determinadas tarefas para sua equipe por entender que eles estão sobrecarregados, decidindo ele mesmo fazê-las. Apesar da boa intenção, pode causar a percepção de que ele não confia na equipe a ponto de não delegar tarefas importantes á ela.
Precisamos driblar a falta de tempo e estabelecer momentos de calmaria, reflexão e concentração. Aliás, a