Atpsq
409 palavras
2 páginas
Gases que compõem a atmosfera e suas porcentagens nitrogênio (N2) - 78,084%, oxigênio (O2) - 20,948%, argônio (Ar) - 0,934%, gás carbônico (CO2) - 0,031%, neônio (Ne) - 0,001818%, hélio (He) - 0,000524%, metano (CH4) - 0,0002%, criptônio (Kr) - 0,000114%, hidrogênio (H2) - 0,00005%, xenônio (Xe) - 0,0000087%. http://www.infoescola.com/geografia/atmosfera/
nitrogênio:
O nitrogénio gasoso tem uma larga aplicação na indústria, destacando-se as indústrias química, alimentar, eléctrica e metalúrgica. Na indústria química, é usado para diluir gases reagentes, para aumentar o rendimento de algumas reacções, para diminuir o risco de fogo ou explosão de certas reacções ou, ainda, para evitar a oxidação, decomposição ou hidrólise de reagentes ou produtos. http://nautilus.fis.uc.pt/ oxigênio:
O oxigénio utiliza-se principalmente nas indústrias metalomecânicas como comburente de maçaricos para soldagem e corte de materiais de ferro e aço; utiliza-se também na produção de gás de síntese, quer por oxidação do gás natural quer por redução do vapor de água pelo carbono. http://nautilus.fis.uc.pt/ argônio É aplicado em lâmpadas incandescentes para evitar a corrosão do filamento de tungstênio presente neste tipo de lâmpada. http://www.brasilescola.com/quimica/argonio.htm gás carbônico utilizado no controle de PH na fabricação de papel e celulose, fabricação de espumas, entre outras.
Neônio As pequenas lâmpadas de sinalização usadas em aparelhos elétricos e eletrônicos contêm gás Neônio em sua composição.
Helio
É usado, misturado com o oxigénio, no tratamento da asma, porque se difunde mais rapidamente do que o ar nos canais apertados dos pulmões.
Metano
É utilizado como agente redutor em metalurgia, na obtenção de compostos orgânicos derivados, como o metanol e o clorofórmio, em reações de metilação (adição de grupos -CH3 a um composto orgânico), como combustível, etc. criptonio Usado em lâmpadas incandescentes para produzir