atps2
PASSO 1
A utilização de ponteiros em C, é uma das características que deixam a linguagem mais poderosa e flexível. Os apontadores ou ponteiros são variáveis que armazenam o endereço de memoria em outras variáveis, ou seus devidos valores. Um ponteiro “aponta” para uma variável quando possui o mesmo endereço. Temos ponteiros para qualquer tipo de variável, podem ser double, float, char, string ou int.
Os ponteiros são uteis quando uma variável tem que ser acessada em vários pontos de um programa ou função. No entanto, o código pode conter vários ponteiros espalhados em várias partes do programa, apontando para variáveis que possuem os dados desejados. Caso o dado seja alterado, não haverá problema algum, pois todas as partes que possuem o ponteiro, onde possui o endereço desejado, vai estar o dado atualizado.
Existem várias situações onde ponteiros são úteis, por exemplo:
Alocação dinâmica de memória
Manipulação de arrays.
Para retornar mais de um valor em uma função.
Referência para listas, pilhas, árvores e grafos.
Declaração do ponteiro: tipo *nome_ponteiro;
Onde temos: tipo : é o tipo de dado da variável cujo endereço o ponteiro armazena.
*nome_ponteiro : O nome da variável ponteiro.
O asterisco * neste tipo de declaração determina que a variável seja um ponteiro.
Exemplo de declaração de ponteiro: int *ptr;
PASSO 2
A classe econômica do IATA, contem fileiras enumeradas de 1 a 11, com seis cadeiras em cada, declaradas como A, B, C, D, E e F. As cadeiras A, B e C estão localizadas a esquerdo do corredor, e as cadeiras D, E e F estão localizadas a direita do corredor, totalizando 66(sessenta e seis) lugares. O valor de cada assento é de R$ 500,00, porem os assentos da fileira de 1 a 10 são 20% mais caros, -- R$ 600,00 --, mas eles só terão o mesmo valor dos demais, se estiverem ocupados e apenas os assentos da fileira de 1 a 10 estiverem livres. Os assentos nas cadeiras C e D são corredor, e os assentos B e E são meio, e possuem 20% de desconto,