Atps
Para Koch (1989) existem duas grandes modalidades de coesão:
a) coesão referencial;
b) coesão seqüencial.
Na visão dessa autora, coesão referencial “é aquela em que um componente da superfície do texto faz remissão a outro(s) elemento(s) do universo textual” (KOCH, 1989,p. 30). Ao primeiro dá-se o nome de forma referencial ou remissiva e ao segundo, elemento de referência ou referente textual.
Exemplo 1: Os europeus - principalmente, franceses e portugueses (...)
Os termos, “franceses e portugueses “fazem remissão a “os europeus”, portanto, fazem referência. Portanto, são elementos referenciais e a coesão é chamada referencial. A noção de elemento referencial é bastante ampla, podendo o termo ser representado por um nome, um fragmento de oração, uma oração ou todo um enunciado.
A coesão seqüencial “diz respeito aos procedimentos lingüísticos por meio dos quais se estabelecem, entre segmentos do texto, diversos tipos de relações semânticas e/ou pragmáticas, à medida que faz o texto progredir” (KOCH, 1989, p. 49)
Exemplo 2: Além de tudo, a planta fornecia uma tinta de boa qualidade (...)
O termo “Além de tudo” é um conector discursivo, responsável pela concatenação, pelacriação de relações entre os segmentos do texto e estabelece, também, uma significação.
Desta forma, todas as palavras ou expressões que servem para estabelecer elos, para criar relações entre segmentos de um texto podem ser considerados termos de coesão.
Vejamos agora a função que estes conectivos assumem quando usados em um encadeamento textual, levando-se em consideração que esses termos não são formas vazias. Muito pelo contrário! São formas lingüísticas carregadas de significação e, portanto, não podem ser usadas aleatoriamente, sem o estabelecimento de critérios.
Citamos a seguir, as relações que alguns elementos de coesão estabelecem, elencados por Platão e Fiorin (1998, p. 280).
a) Assim, desse modo: têm um valor exemplificativo e complementar. A seqüência