Atps
Para Olivo (2011), o método do payback tem como interesse avaliar o tempo que o projeto irá demorar para retornar o total do investimento inicial. Basicamente, quanto mais rápido o retorno, menor o payback e melhor o projeto.
Os tipos de análise de investimentos, também conhecidos como métodos de orçamento de capital apresentam vantagens e desvantagens. Para autores, por exemplo, o payback é vantajoso por ser um método fácil de ser utilizado. Porém, entra em desvantagem quando ignora o valor do dinheiro no tempo, não levando em consideração as entradas de caixa após o período em que o investimento inicial é recuperado. (GROPPELLI E NIKBAKTH, 2009).
Ainda como desvantagem, Olivo (2011) apresenta que através do payback não é possível considerar os ricos de cada projeto, que podem ser diferentes.
4.12.2 VPL
O método agora apresentado para análise de investimentos é chamado de VPL – Valor Presente Líquido, derivado do termo em inglês, NPV - Net Presente Value.
Para Olivo (2011), o VPL é um método que serve para corrigir as principais deficiências do payback. É um método que utiliza de muita matemática financeira para calcular o valor presente do fluxo de caixa do investimento.
Para Groppelli e Nikbakth (2009), o VPL faz uma comparação entre o valor presente de fluxos de caixa futuros de um projeto com o seu custo inicial. Através de um simples critério: qual é o maior valor? Ainda, apresentam as três vantagens que o método possui:
· Utiliza os fluxos de caixa em lugar dos lucros líquidos;
· Reconhece o valor do dinheiro no tempo;
· Os projetos aceitos com VPL positivo ajudam a empresa a também aumentar o seu valor.
“O VPL é o melhor método de orçamento de capital”. (GROPPELLI E NIKBAKTH, 2009, p. 138).
4.12.3 TMA
A Taxa Mínima de Atratividade (TMA) para deve representar o retorno mínimo exigido, em porcentagem, para o investidor concordar ou discordar na realização do