Atps
Anhanguera – UNIDERP
Unidade de Ensino: Polo de Apoio Presencial
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
PSICOLOGIA SOCIAL
Ponta Porã - MS
2012
Curso de Serviço Social do Centro de Educação à Distância da Universidade
Anhanguera – UNIDERP
Unidade de Ensino: Polo de Apoio Presencial
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
PSICOLOGIA SOCIAL
Relatório Final elaborado para fins de avaliação na disciplina de Psicologia Social, do curso de Serviço Social da ANHANGUERA/UNIDERP Interativa, sob orientação da Professor Lindolfo A. Martelli e da Tutora Presencial Elaine Cristina França Tavares Flor.
Ponta Porã – MS
2012
INTRODUÇÃO
A presente atividade busca sistematizar reflexões, observações e conclusões sobre a desigualdade social, suas causas e consequências. Não se pode falar em desigualdade social sem antes conhecermos os fatores que colaboram para a efetivação da mesma. Tomando-se como base para estudos o marxismo e a psicanálise (Marx e Freud, respectivamente) podemos afirmar que a desigualdade social é o reflexo, o resultado da filosofia política e econômica adotada pela sociedade. Uma das características mais marcantes da desigualdade social é a humilhação social, que determina a existência de um problema não apenas político, mas também social o que determina o objeto de estudo da Psicologia Social.
“A Psicologia Social é uma disciplina de fronteira, pois se caracteriza não pela consideração do indivíduo pela focalização da subjetividade no homem, separado, mas pela exigência de encontrar o homem na cidade, o homem no meio de outros homens.” (GONÇALVES FILHO, 2006)
A reflexão proposta envolve algo mais do que um simples conceito que se dê para a humilhação social, com um olhar apenas num dos lados da questão, isto é,