Atps
O funcionamento da prensa é dado através de um sistema hidráulico com acionamento manual, onde o operador aciona comandos bi-manuais. Este sistema faz com que na operação, mantenha-se as duas mãos pressionando os botões evitando o contato direto no momento da operação. O retorno do atuador é feito através de um pedal, que deve ser acionado no momento desejado, fazendo com que o atuador retorne para sua posição inicial, estando apto a desenvolver um novo ciclo, para este correto funcionamento com o devido cuidado aos requisitos de segurança inerentes a este tipo de equipamento será descrito no trabalho o circuito hidráulico deste sistema e o dimensionamento dos componentes.
Metodologia do dimensionamento
Atuador:
Dados de entrada do atuador:
Forca de 39226 N;
Velocidade de 60mm/s;
Φ do embolo 3.1/4” 82,6mm
Curso – 150mm.
Cálculo da área;
Cálculo da pressão;
Cálculo da vazão;
Cálculo do Volume do cilindro:
Calculo potência hidráulica
Potência mecânica
Considerando um rendimento mecânico da bomba de 85% a potência necessária será:
Seleção dos equipamentos
A seleção foi feita com base nos resultados dos cálculos obtidos anteriormente e equipamentos já disponíveis na empresa.
atuador
Foi selecionado um atuador da marca Parker já existente na empresa e os demais componentes dimensionados a partir desta peça. (Anexo – Figura 1)
Dados do equipamento:
Norma: ANSIB93-15-1981
Pressão máxima de trabalho: 210 bar
Força de avanço máxima:112500 N
Catálogo: 2103-1BR
Motor elétrico
Considerando a perda de carga arbitrada como sendo igual a 20% e o rendimento mecânico da bomba como 85% foi selecionado conforme catálogo do fabricante Weg e disponibilidade da empresa, um motor trifásico da linha Well (Weg Extra log Life), com 12,5 cv e 1760rpm, como podemos notar será excessivamente super dimensionado para a aplicação (Anexo – Figura 2).
Tensão 220V
Corrente 32ª
Fator de potência 0,83%
Desta forma conseguimos calcular a potência elétrica