atps
O sistema tegumentar é um importante sistema orgânico que recobre toda a superfície do organismo humano, é constituído: pela pele (que possui uma porção epitelial denominada epiderme e uma porção conjuntiva denominada derme); pela hipoderme (tela subcutânea) e pelos anexos subcutâneos (pelos, unhas, glândulas sebáceas e sudoríparas).
É considerada uma complexa estrutura de tecidos de naturezas variadas, dispostos de forma inter-relacionada, de modo a adequar-se, de maneira harmônica ao desempenho de suas funções.
Exerce funções vitais de revestimento e proteção entre o meio interno e o ambiente, evitando a perda de fluidos corporais e a penetração de substâncias estranhas e nocivas ao organismo.
Pele
A pele é considerada o maior órgão do organismo humano, representando cerca de 15% do peso seco total do corpo e exercendo funções vitais para a manutenção do equilíbrio e da homeostase corporal. Recobre o organismo, protegendo-o da perda excessiva de água e do atrito, recebe estímulos do ambiente e colabora com mecanismos para regular sua temperatura, além de ser um importante sítio de receptores sensoriais (VILELA, 2008).
A função principal da pele é a proteção do organismo dos agentes agressores externos (microrganismos, água e luz solar excessiva). É responsável também pela hidro regulação (evitando a entrada e a saída excessiva de líquidos); termo regulação (manutenção da temperatura corporal em níveis adequados); absorção cutânea (realiza a síntese de melanina, queratina e vitamina D); sensibilidade (possui inúmeros receptores cutâneos de calor, frio, pressão, tato, vibração).
A pele é composta por duas camadas principais: a epiderme (camada superficial composta por tecido epitelial) e a derme (camada profunda composta por tecido conjuntivo.
A epiderme é a camada mais externa da pele, formada por tecido epitelial de revestimento estratificado do tipo pavimentoso. Não possui rede de irrigação sanguínea própria, sendo nutrida, por difusão,