ATPS
- Modos de Representação Perspectiva: É quando se deseja ter uma visão rápida, espacial, como se fosse uma fotografia do objeto. De grande importância por dar uma visão clara e sem grandes pormenores. Vistas Múltiplas: É quando contém todas as informações possíveis do objeto, desde um esboço, até a parte dos mínimos detalhes para a produção, seguindo as normas e convenções do desenho técnico.
- Normas e Convenções Principal norma é a ISO (International Organization for Standardization), mas praticamente cada país tem o seu órgão de normais de desenho. Na Europa é usado a EURO – NORMA (EM), Portugal IPQ (Instituto Português da Qualidade) que produz as normas com o prefixo NP. Continente Americano usa as normas ANSI (American National Standards Institute). Inglaterra usa o BSI (British Standards Institute), que produz normas com o prefixo BS. Nas normas de elementos de Maquinas é mais utilizada as normas alemãs DIN. Todas essas normas se baseiam na ISO para assim se manter um padrão e ser entendido mundialmente as regras do desenho técnico.
- Escrita Normalizada Seu principal objetivo no desenho técnico é dar uniformidade, legibilidade e a reprodução de desenhos sem perder a qualidade.
- Linhas *Apesar de existirem duas alternativas, num dado desenho apenas um dos tipos de linhas deve ser utilizado. O traço contínuo fino à mão livre e o traço interrompido fino são os traços recomendados.
- Desenho em Papel X CAD
Mesmo com a grande utilização dos programas CAD os desenhos em papeis ainda não foram abolidos, por ter uma grande importância para a fabricação, onde sempre