atps
Faculdade Anhanguera de Sumaré
Curso de Engenharia Elétrica e Mecânica
ATPS Interdisciplinar
Sumaré, 03 de Dezembro de 2013
Etapa 1
Passo 1
Em um automóvel encontramos diversas aplicações de mecânica dos fluidos, desde como o sistema de arrefecimento, direção hidráulica, fluidos dos óleos do motor, fluidos de frenagem, sistema de refrigeração e aquecimento do ar, como o transporte de fluidos e todo o sistema de bombas usadas nesse transporte. Como geralmente o sistema de combustão dos automóveis fica acima do tanque do combustível são utilizadas bombas, mangueiras para o transporte do fluido combustível. Existem dois tipos de bombas de combustível sendo a mecânica e a elétrica; a mecânica foi criada para automóveis carburados e a elétrica projetada para carros com injeção eletrônica.
Passo 2
A garrafa deverá ser mantida no chão, pois a diferença de altura do tanque e da garrafa fará como que a pressão empurre e o combustível se transmita para a garrafa.
Stevin
Pegue a garrafa pet e coloque no chão próximo ao tanque de gasolina, em seguida coloque a mangueira ou um tubo para fazer a transmissão de combustível, em seguida sugue o combustível para a garrafa, onde começará a transferência de gasolina.
Passo 3
Densidade da gasolina= 0,72 g/cm³
Viscosidade da gasolina = 0,6 x 10-6 m²/s
Em dias quentes a temperatura causa dilatação no volume, sendo que a densidade é proporcionalmente inversa ao volume, fazendo com que a densidade diminua, fisicamente explicando as moléculas recebem energia, onde quanto mais energizadas mais agitadas ficam, causando dispersão fazendo passar do estado liquido para o estado gasoso. Em dias frios, a baixa temperatura faz com que não haja dilatação, portanto as moléculas ficam juntas não havendo a evaporação da gasolina, assim a densidade aumenta. O melhor horário para se colocar combustível é no período noturno, onde com a ausência do sol, as temperaturas ficam mais baixas.
Etapa 4
4.1 Regra de