atps
Aline Maria Caldeira da Silva R.A: 9930024384
Cinthia Ramos da Silva R.A: 1583991358
Elisabete Venturato R.A: 1575146290
Glayce Kelly Souza Santos. R.A: 2485704563
1º Semestre – Pedagogia
Sumaré - SP
2015
FILOSOFIA E FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
Pragmatismo, racionalismo, idealismo, existencialismo e positivismo são variedades filosóficas.
A filosofia é a ciência que estuda a realidade, fazendo o homem pensar e questionar e ir além, buscar entender como deveria ser, buscar respostas.
Filosofia é como uma reflexão dos problemas que a realidade apresenta.
A Filosofia da Educação é indispensável para a nossa formação no ensino superior, pois abre espaço para uma educação filosófica com as crianças. O aluno deve ser convidado a refletir sobre o mundo que o cerca o conhecimento de uma realidade da qual ele próprio faz parte.
O ensino da filosofia com as crianças, adolescentes e jovens na educação infantil, no ensino fundamental e médio, deve contribuir para a formação de uma consciência crítica, abrir o entendimento para as formas atuais de dominação e opressão que estão presentes em todas as relações sociais da vida, manifestadas por ideologias e convenções.
Ao trabalharmos a filosofia com crianças podemos perceber que elas têm fácil acesso de curiosidade, admiração, questionamentos etc. Isto as fará a entender como funciona as coisas no mundo.
Área da Ciência
Principais Destaques
De que maneira influenciou na educação Psicologia
No final do século XIX as ciências humanas (psicologia, sociologia, economia etc.) começaram a se separar da filosofia. Contribuiu para avaliar questões como controle e distúrbio de aprendizagem, níveis de dificuldade do educando,.
Sociologia
A sociologia ampliou a compreensão da escola como grupo social complexo e da educação como processo de perpetuação e desenvolvimento da sociedade.
Privilegiou a atitude descritiva e voltou-se para o exame dos elementos reais, tais como a análise da