Atps
PLANEJAMENTO, PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DA PRODUÇÃO
Orientador: Ubiratan
Turma: 4ª e 5ª semestre de Engenharia de Mecânica
Denis Wellington dos Santos Pedro RA:1294386781
Luciano José Corrêa Simões de Almeida RA: 6276278723
Renato Morimitsu RA:6835498488
Etapa 1
PESQUISA DE DEMANDA PROJETADA
Para realizar o relatório foi efetuado o contato técnico para entender o funcionamento do PPCP dentro da empresa Gerdau. Empresa Gerdau Aços Longos LTDA
Localizado na Praça Cariri,303 cidade de São José dos Campos.
A Gerdau é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços longos especiais do mundo. Recentemente, passou também a atuar em dois novos mercados no Brasil, com a produção própria de aços planos e a expansão das atividades de minério de ferro, iniciativas que estão ampliando o mix de produtos oferecidos ao mercado e a competitividade de suas operações. Baseado nos dados obtidos durante o contato técnico, podemos compreender melhor de quais e como são apurados os processos de demanda e programação de produção.
Para o cálculo de demanda da produção observamos que a equipe de vendas faz uma previsão de seis meses da sua demanda, após esse processo a equipe de vendas passa o consolidado dos seis meses para a equipe de marketing, passando para a equipe de planejamento operacional e finalmente chegando a demanda mensal para o PPCP.
O processo de programação dos pedidos ocorre da seguinte maneira, a programação é feita levando em consideração a capacidade da área de produção e o regime. Sendo necessário um sequenciamento através de ordens de produção.
A Gerdau trabalha com dois métodos de produção sendo o MTS e MTO.
Segundo o MTS (make to stock) são produzidos produtos padronizados projetados em previsões de demanda e nenhum produto customizado é