ATPS
INTRODUÇÃO
Importante ter um departamento de Recrutamento e Seleção bem estruturado, para a contratação efetiva de funcionários aptos para compor o quadro de funcionários de uma empresa.
Aprenderemos como analisar o processo de seleção de pessoas, buscando compreender as técnicas utilizadas e a importância desse processo na escolha de profissionais mais adequados as necessidade e expectativas da empresa. Processo seletivo deve ser analisado por capacidade, o selecionador deve analisar cada pessoa e escolher o cargo que condiz com sua personalidade e habilidade. A produtividade vai depender do perfil selecionado.
Quando a área de recursos humanos começa o processo de seleção e recrutamento os selecionados passam por testes psicológicos e muitas destas vezes por testes físicos (dependendo do cargo). Testes psicológicos são executados em processos seletivos para já analisar o perfil de personalidade de cada pessoa, junto analisando o funcional que será o dinamismo, lideranças entre outros requisitos necessários para os devidos cargos a serem preenchidos.
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
Recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. É basicamente um sistema de formação, através do qual a organização divulga e oferece ao mercado de recursos humanos, oportunidades de emprego que pretende preencher. Para ser eficaz, o recrutamento deve atrair candidatos suficientes para abastecer adequadamente o processo de seleção. Alias a função de recrutamento é a de suprir a seleção de matéria-prima básica (candidatos) para seu funcionamento. As fontes de recrutamento podem vir de dentro da empresa ou de fora. Exemplos de fontes de recrutamento são: recomendação ou indicação de empregados; ex-empregados; anúncios em jornais ou revistas; Sites Corporativos ou de Empregos; Escolas e Universidades; sindicatos e Associações de Classe; caçadores