ATPS
Faculdade Anhanguera de Sobradinho
Curso de Administração 7º Semestre
ATPS – Gestão de Projetos
Sobradinho
2014
ATPS – Gestão de Projetos
ATPS apresentada, como exigência parcial para a obtenção de nota no curso de Administração, na Anhanguera Educacional S.A – Polo Sobradinho sob a orientação da Prof.(a) Kátia Toledo.
Prof.(a) Renato Torres.
Sobradinho
2014
INTRODUÇÃO
A Gerência de projetos ou gestão de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas na elaboração de atividades relacionadas para atingir um conjunto de objetivos pré-definidos.
O conhecimento e as práticas da gerência de projetos são mais bem descritos em termos de seus processos componentes. Esses processos podem ser classificados em cinco grupos de processo (iniciação, planejamento, execução, controle e encerramento) e nove áreas de conhecimento (gerência de integração de projetos, gerência de escopo de projetos, gerência de tempo de projetos, gerência de custo de projetos, gerência de qualidade de projetos, gerência de recursos humanos de projetos, gerência de comunicações de projetos, gerência de riscos de projetos e gerência de aquisições de projetos).
Reduzida à sua forma mais simples, a gerencia de projetos é a disciplina de manter os riscos de fracasso em um nível tão baixo quanto necessário durante o ciclo de vida do projeto. O risco de fracasso aumenta de acordo com a presença de incerteza durante todos os estágios do projeto. Um ponto-de-vista alternativo diz que gerenciamento de projetos é a disciplina de definir e alcançar objetivo ao mesmo tempo em que se otimiza o uso de recursos (tempo, dinheiro, pessoas, espaço,etc.).
A gerência de projetos é freqüentemente a responsabilidade de um indivíduo intitulado gerente de projeto. Idealmente, esse indivíduo raramente participa diretamente nas atividades que produzem o resultado final. Ao invés disso, o gerente de projeto trabalha para manter o progresso e a