ATPS
ETAPA 1
PASSO 3
Produzir um texto dissertativo-argumentativo envolvendo as três definições acima pesquisadas. (Concepção de Criança, Educação Infantil, e de Ensino Fundamental).
CONCEPÇÃO DE CRIANÇA DESENVOLVIMENTO INFANTIL E DE APRENDIZAGEM
"Brincando a criança também aprende".
A criança é um ser social e histórico, que faz parte de uma organização familiar inserida em uma sociedade caracterizada por uma determinada cultura.
É profundamente marcada pelo meio social em que se desenvolve, mas também o marca.
Tem na família, biológica ou não, um ponto de referência fundamental.
As crianças possuem uma natureza singular, que as caracterizam como seres que sentem pensam o mundo de um jeito muito próprio.
As crianças constroem o conhecimento a partir das interações que estabelecem com as pessoas e o meio em que vivem.
O conhecimento não se constitui em cópia da realidade, mas sim, fruto de um intenso trabalho de criação, significação e ressignificação http://crecheanjodaguarda.blogspot.com.br/2011/06/concepcao-de-crianca-desenvolvimento.htm
Concepção de Educação Infantil na contemporaneidade brasileria
Atualmente os documentos para Educação Infantil compartilham da concepção da criança como ser produtor de cultura, que se constrói nas relações sociais, e que precisa ter sua autonomia respeitada. Essa uma concepção, que vê a criança como um ser particular, com características diferentes das dos adultos, e com direitos de cidadão , tem como base o referencial sócio-histórico da psicologia nos estudos da infância é encontrada também nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, principal documento que regulamenta a EI hoje.
“Art. 4º As propostas pedagógicas da Educação Infantil deverão considerar que a criança, centro do planejamento curricular, é sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja,