Atps
O PLANEJAMENTO pressupõe a necessidade de um processo decisório que ocorrerá antes, durante e depois da elaboração de um plano na estrutura organizativa. O que será feito, como, quando, para quê, para quem, por quem, onde, quanto, com que recursos,..., são perguntas fundamentais que o processo de planejamento deve responder. O processo decisório deverá ter um caráter permanente, considerando a interdependência e a mutabilidade dos fatores ambientais que com ele se envolvem.
O desenvolvimento de um planejamento participativo garante maior eficiência ao processo decisório, estimula o envolvimento do nível gerencial, facilita a integração de informações, possibilita a formação de um espírito de equipe, permite coordenação de esforços e estimula a produção de ideias. Além disso, o processo de planejar age como um catalisador de mudanças na organização.
Planejar é pensar e agir em relação ao futuro, é a essência do processo de planejamento, é tomar decisões sobre o futuro, é definir objetivos ou resultados alcançados, é buscar mudar a situação conhecida para uma outra situação desejada, dentro e um intervalo definido de tempo, é imaginar e trabalhar para construir uma situação nova que não seria apenas um resultado da simples evolução dos fatos presentes
Por que do Planejamento Profissional.
O planejamento é, em primeiro lugar, um processo de tomada de decisões. É um processo de tomada de decisões e de comunicação sobre os objetivos que se devem atingir no futuro visando transformar uma dada realidade, de uma maneira mais ou menos controlada.
[Um objetivo é uma descrição explícita de uma futura situação considerada como desejável. Os objetivos servem como orientação para guiar as organizações, para tomar decisões e para implementar as ações correspondentes. Os objetivos facilitam a maneira de identificar as diferentes formas de atingi-los. Também facilitam atingir um acordo sobre eles].
O Planejamento Participativo é a busca de uma visão múltipla, integrada