ATPS
Passo 01
Relatório individual
As principais técnicas contábeis utilizadas são escrituração, demonstrações contábeis e auditoria e analise das demonstrações contábeis. A escrituração e utilizada para registrar os fatos que afetam ou irão afetar o patrimônio esse registro é chamado de lançamento podendo ser entendida como um conjunto de lançamentos à escrituração também tem um inicio na existência dos documentos que comprovam os fatos e assim tendo dois métodos de escrituração o método partida simples e o método de partidas dobradas que são os métodos mais utilizados pelas empresas podendo ser escritas em diversas formas diferentes utilizando o livro diário nele seguindo um padrão contendo local e data do fato, conta a ser debitada, conta a ser creditada, histórico e valores e depois utilizamos o livro razão por ultimo e feito o balancete de verificação para gerar os relatórios contábeis.
Gerar relatório com informações cadastrais e pendências;
Ter acesso a páginas para download de programas e instruções para regularizar sua situação;
Visualizar débitos e pendências com Receita Federal e Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional;
Obter informações sobre processos administrativos, inclusive parcelamentos;
Emitir Darf para débitos em situação de cobrança.
Quando houver a indicação de “Outras pendências”, deve-se acessar o Serviço “Consulta Pendências - Situação Fiscal - Relatório Complementar”. Em relatório complementar é possível detalhar as pendências relativas à entrega de GFIP, divergência GFIP x GPS, parcelamentos e débitos de contribuições previdenciárias recolhidos por meio de GPS.
É necessária a utilização de código de acesso, certificado digital ou procuração para utilizar os serviços "Situação Fiscal do Contribuinte" e "Situação Fiscal - Relatório Complementar" no Portal e-CAC (presencial ou eletrônica), para a realização da pesquisa.