Atps
RESGATE HISTORICO – ENFERMAGEM E A ARTE DE CUIDAR
Nos dias de hoje muitas vezes nos deparamos com grandes hospitais, grandes instalações, profissionais qualificados e especializados.
Mais muitos de nós não sabemos que por volta do século XVIII, hospitais não passavam de refúgios para pobres e doentes que não tinham condições de receber o devido cuidado e tratamento, que geralmente era exercido por freiras e prostitutas da época, que buscavam a sua liberdade perante a sociedade.
A enfermagem entra em cena quando Florence Nightingale, pioneira no tratamento a feridos de guerra, toma frente e começa a instruir e passar seus conhecimentos a seus ajudantes da época.
A partir desta ‘’ revolução’’ a enfermagem vem ganhando espaço e mudando conceitos sendo reconhecida como uma profissão digna.
Podemos considerar a enfermagem como a arte de cuidar que a principal finalidade é cuidar do próximo, isso sozinho ou em equipe.
O CUIDADO EM ENFERMAGEM – UMA APROXIMAÇAO TEORICA
Dentro da enfermagem estão presentes três categorias, que podem ser consideradas como principais:
- Vida humana como valor instrumental
- Vida humana como valor subjetivo
- Vida humana como valor intrínseco
‘’ O conhecimento que dá fundamento ao cuidado da enfermagem deve ser construído na ligação com a filosofia, que responde a existência do homem, da ciência e da tecnologia. ‘’
CUIDAR EM ENFERMAGEM
Na enfermagem convivemos com dois conceitos: o cuidar e o tratar.
Podemos definir cuidar como um tratamento mas ‘’ humano’’, onde a atenção, o cuidado e o sentimento predominam.
O tratar é definido como um método técnico e mais especifico sobre a necessidade e o tratamento do paciente.
O PROCESSO DE CUIDAR NA ENFERMAGEM
Um dos pontos mais importantes na arte da enfermagem é o cuidar, a preocupação, a responsabilidade, sensibilidade, solidariedade e a interação são ações fundamentais para a recuperação de um paciente, pois a doença não altera só o físico, como também