ATPS
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS – 4BN
TÉCNICAS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
Atividades Práticas Supervisionadas – ATPS
São Bernardo do Campo Prof. Wagner Sguerri
INTRODUÇÃO
Este trabalho relatara sobre o recrutamento pessoal, de como funciona hoje em dia a terceirização de serviços ao sistema administrativo de recursos humanos. Falaremos sobre captação de pessoas, processo seletivo, qualidade, habilidade, experiências profissionais, e cargos de acordo com critérios desejados. Falaremos também da forma na qual as empresas agem com a necessidade de contratar um novo funcionário a altura da vaga pretendida e como o recrutador analisa se o candidato possui o pré-requisito para preenchimento da vaga.
ETAPA 1 – PASSO 1
Hoje em dia é comum a terceirização de serviços ao sistema de Administração de Recursos Humanos das Organizações (ARH). Os profissionais desta área estão sendo bem requisitados para consultorias em Recursos Humanos.
Recrutamento teve origem nos exércitos por captar soldados, ou seja, captação de pessoas, no qual se ampliou para Recursos Humanos. Em 1983, Chiavenato sugeriu que Recursos Humanos poderia significar a escolha do homem certo para o cargo no qual a pessoa estaria participando de um processo seletivo, onde seria designado conforme suas habilidades, qualidades e experiências profissionais, para um cargo de acordo com os critérios desejados pela organização. Podemos afirmar que o principal papel do selecionador de pessoal é garantir a eficiência nas atividades mediadas por organismos dentro das organizações mantendo ou elevando a produtividade via seleção de perfil psicológico. A prática do recrutamento de pessoal possui as seguintes etapas:
Recebimento da vaga – Esse trabalho se inicia quando alguma vaga está liberada, cada empresa age de uma forma, mas com único objetivo recrutamento e seleção com seus dados e critérios. Em