ATPS
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA
CURSO: Serviço Social – 5º série
DISCIPLINA: Desenvolvimento Econômico
PROFESSORA EAD: Helenrose A. da S. Pedroso Coelho
Serra Talhada, 24 de maio 2014.
CONCEITOS, ÍNDICES E DADOS SOBRE O PRODUTO INTERNO BRUTO (PIB), GINI, CURVA DE LORENZ E O ÍNDECE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO (IDH)
Nesse primeiro momento serão apresentados alguns conceitos voltados para o Índice Desenvolvimento Humanos (IDH), Produto Interno Bruto (PIB), Índice de Gini, Curva de Lorenz, este conceitos ajudará ter um melhor entendimento do crescimento econômico dos países emergentes.
CONCEITOS
O Índice de Gini é uma medida de concentração ou desigualdade desenvolvida pelo estatístico italiano Corrado Gini, em 1912. Havia a necessidade de uma medida que tomasse como pressuposto a desigualdade distributiva da renda, criando uma escala desse grau de renda.
O Índice de Gini é calculado como razão das áreas no diagrama da Curva de Lorenz. Define-se um coeficiente que varia de 0 a 1. O coeficiente igual a 0 (zero) corresponde à completa igualdade de renda. Quanto mais próximo de 1 for o coeficiente, maior será a desigualdade na distribuição de renda, sendo que um resultado igual a 1 (um) corresponde à completa desigualdade.
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é mais uma ferramenta para aferir o bem-estar de uma população. Trata-se de um índice que se contrapõe a outro indicador, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita, e que procura considerar não apenas a dimensão econômica, mas outros aspectos que influenciam na qualidade de vida humana .O IDH é a medida conjunta três dimensões do desenvolvimento humano: a renda; a longevidade e a educação.
A Curva de Lorenz é um dos instrumentos analíticos mais usados para a compreensão da desigualdade, constitui uma representação gráfica, ordenando a população pela renda. Para a configuração da Curva de Lorenz, seguem-se os passos:
a) Ordena-se a