Atps
POLO DE APOIO PRESENCIAL –
CURSO: SERVIÇO SOCIAL
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICOS - METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL I
SETEMBRO/2012
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICOS - METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL I
PROFESSORA: MA. LAURA SANTOS E MA. S. ELAINE CRISTINA VAZ GOMES.
Desafio de aprendizagem elaborado para fins de avaliação parcial da Unidade Didática FUNDAMENTOS HISTÓRICOS TEÓRICOS METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL II, do curso de SERVIÇOSOCIAL da UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP.
BOA VIAGEM
SETEMBRO/2012
Introdução:
No decorrer deste módulo iremos ver como se deu o surgimento do capitalismo, processo de produção que veio substituir o feudalismo medieval, e quais os impactos sociais e econômicos, que esta nova modalidade produtiva causou.
Em especial, no que diz respeito ao acirramento das desigualdades sociais já existentes. E como isso, mais tarde, levaria ao surgimento da necessidade de um profissional cuja atividade estivesse voltada ao atendimento das necessidades geradas pela marginalização social imposta pelo capitalismo.
Profissional este que a princípio não era o assistente social como conhecemos hoje. Mas tratava-se de um assistencialismo prestado por “agentes sociais” com base na caridade.
Com base nos temas apresentados e nas discussões levantadas ao longo do estudo deste relevante tópico chegamos à conclusão que o Serviço Social surgiu como uma forma de amenizar os males sociais advindos com o surgimento do capitalismo, tendo sua origem intimamente ligada ao surgimento daquele.
A maior das revoluções já presenciadas pela humanidade (revolução industrial) trouxe não apenas benefícios, mas também inúmeros problemas até então inexistentes. A introdução das máquinas no processo produtivo passou a exigir uma qualificação que o trabalhador até então não detinha, adaptado que era com o modo de produção feudal onde o homem achava-se atrelado aterra (Lei do Assentamento), uma organização