atps
Quase 60% dos moradores de Águas Claras recebem mais de 10 salários
A Região Administrativa de Águas Claras surgiu a partir do desmembramento da Região Administrativa de Taguatinga. São três setores: Águas Claras (vertical), Areal e Setor Habitacional Arniqueiras (Arniqueiras, Vereda da Cruz, Setor Veredas e Veredão).
A cidade é uma das mais recentes do Distrito Federal (conquistou autonomia política em 2003), mas apresenta crescimento populacional acelerado. O perfil demográfico aponta para grandes contingentes de jovens famílias de classe média.
No total, são 40.252 moradias identificadas na pesquisa Codeplan, sendo 43,6% dos domicílios próprios e quitados. A maior parte deles possui três ou mais dormitórios. Quanto à infraestrutura, quase a totalidade das moradias têm abastecimento de água, energia elétrica, serviço de esgoto e coleta de lixo. Águas Claras tem 94,5% das ruas asfaltadas, 97,8% de vias com iluminação pública e 93,8% com rede pluvial.
Atualmente a RA possui seiscentos edifícios prontos, mas algumas centenas estão em construção – o que faz com que a cidade tenha sido considerada na última década o maior canteiro de obras da América Latina. A administração da RA XX já solicitou à Secretaria de Educação a instalação de escolas de nível médio e creches.
A área vertical não possui escolas públicas, mas há escolas de educação infantil, de ensino fundamental, médio e cinco universidades particulares. O Areal conta com duas escolas públicas, um centro infantil e o Caic. O setor Arniqueiras conta apenas com a escola classe que atende alunos da 1ª série à 5ª série.
A Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD), de 2010, revela que a população de Águas Claras apresentou uma taxa de crescimento anual de 20,8% entre 2004 e 2010. Já são mais de 136 mil pessoas, sendo 70% delas adultos em idade ativa (entre 15 e 59 anos). Dois terços da população desempenham alguma atividade remunerada e 9,6% estão aposentados. O número de