Atps
Gato escondido com rabo de fora tá mais escondido que rabo escondido com gato de fora.
O que é que Cacá quer? Cacá quer caqui. Qual caqui que Cacá quer? Cacá quer qualquer caqui.
Para ouvir o tique-taque, Tique-taque, tique-taque, Depois que um tique toca E que se toca um taque.
Sabia que a mãe do sabiá não sabia que o sabiá sabia assobiar?
Casa suja, chão sujo.
O Tempo perguntou ao tempo quanto tempo o tempo tem, o Tempo respondeu ao tempo que o tempo tem tanto tempo quanto tempo, tempo tem.
O pelo do peito do pé do Pedro é preto.
O original não se desoriginaliza! O original não se desoriginaliza! O original não se desoriginaliza! Se desoriginalizásemo-lo original não seria!
O rato roeu a roupa do Rei da Rússia que a Rainha, com raiva, resolveu remendar.
Toco preto, porco fresco, corpo crespo. http://www.oqueeoquee.com/trava-lingua/ Trava-línguas
Tweet
Trava-línguas – uma brincadeira pedagógica divertida Uma estratégia para desenvolver a dicção e até mesmo resolver problemas de dicção do aluno é o trava-línguas.
O trava-línguas é uma brincadeira infantil de citações de versos com aliterações (repetição do mesmo fonema consonântico), que pode ser utilizada para diferentes objetivos: ensinar, divertir.
A melhor época para o professor utilizar dessa distração infantil é durante o desenvolvimento da linguagem e da pronúncia.
O professor pode trabalhar o trava-línguas em sala de aula, fazendo uma competição entre grupos ou entre meninos e meninas. Ou ainda levar os alunos para o parquinho ou uma área verde, dividi-los em grupos e propor um trava-línguas, então, eles sentarão em roda e o professor entregará uma garrafa vazia, que será girada no meio da roda.
O aluno que estiver na direção da ponta da garrafa terá que recitar o trava-língua sem errar. Se caso errar, ele fica temporariamente fora da brincadeira. O último que sobrar será o vencedor!
Exemplos de