atps
A importância da apreciação artística e do trabalho com obras de arte para o desenvolvimento da criatividade e da sensibilidade infantil.
Apreciar, interpretar, e entender as obras de arte coopera para desenvolver no aluno a compreensão do tempo histórico, do contexto em que elas foram realizadas e as condições sociais que elas representam. Promove prazer, desenvolve a apreciação pelo belo, diverte, aperfeiçoa o conhecimento, dentre outras vantagens.
Na sala de aula, a arte pode chegar de muitas maneiras: através de replicas, em livros cartazes, museus virtuais entre outras formas, contribuindo para desenvolver o gosto pela arte, a criatividade, entender os diversos contextos sociais envolvidos enfim, traz cultura e conhecimento.
Arte se ensina e Arte se aprende. Por isso, é importante que o professor leve a obra de arte até os alunos, tornando as aulas mais bonitas, coloridas, dinâmicas. As pinturas retratam imagens, lugares, pessoas, situações, etc., abrindo espaço para a imaginação e criatividade de cada observador.
Neste contexto, o papel do professor é muito importante, atuando como mediador a obra de arte e o aluno. Para isso, é preciso pesquisar, ler, reler, apreciar, recriar, visando estimular os seus alunos a fazerem o mesmo e ampliarem, assim, seu repertório cultural.
A arte, ou expressão artística, é um dos maiores instrumentos de avaliação que o educador pode contar. Através dela, pode-se avaliar o grau de desenvolvimento mental das crianças, suas predisposições, seus sentimentos, além de estrutura a capacidade criadora, desenvolver o raciocínio, imaginação, percepção e domínio motor.
A criança, mesmo antes de aprender a ler e a escrever, reage positivamente aos estímulos artísticos, pois ela é criadora em potencial. Nesta fase, as atividades de artes fornecerão ricas oportunidades para o desenvolvimento das crianças, uma vez que põem ao seu alcance os mais diversos tipos de material para manipulação.
(...) Antes de ser