atps
Desde o inicio da civilização o homem utiliza a contabilidade para avaliar sua riqueza como acréscimos e decréscimos, sabendo que o homem é naturalmente ambicioso estima-se que a contabilidade existe pelo menos desde 4.000 A.C .
Quando se fala em contabilidade, muita gente se limita a realidade empresarial e não é bem assim. A maioria das pessoas pensa assim porque já há um mito em achar que tudo que se refere a contabilidade é burocrático, desinteressante e que nada tem a ver com o dia-a-dia de um cidadão qualquer. Primeiro é preciso desmistificar todas essas visões errôneas sobre o que é contabilidade e sobre a sua importância em nossas vidas. Afinal, o que é contabilidade? Qual seu intuito?
Tomemos como princípio que contabilidade vem da palavra contar, que nada mais é do que mensurar algo em números, revelar alguma coisa para outra pessoa e confiar em alguém. A contabilidade, em sua essência, tem esses mesmos intuitos. Ela contabiliza todos os dados e números relativos à situação financeira de uma empresa, os comunica para o seu responsável e todos os dados por ela informados são confiáveis. Resumindo, a contabilidade é uma ciência que ajuda na tomada de decisões importantes, principalmente aquelas que dependem da situação financeira de uma empresa. Por enquanto, falamos somente sobre contabilidade aplicada a empresas, mas ela também está presente na vida de cada um de nós. Quando fazemos planejamentos mensais de gastos, balanços das entradas de dinheiro, entre outras coisas que envolvem a nossa situação financeira, fazemos contabilidade sem perceber.
Para entender melhor precisamos voltar na antiguidade e imaginar como o homem avaliava sua riqueza sem conhecer números; um bom exemplo era a maneira utilizada pelo pastor para contabilizar as ovelhas do seu rebanho, observando um monte de pedras ao seu lado ele teve uma ideia, para cada ovelha ele utilizava uma pedra, assim com o passar do tempo ele conseguiu