atps
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
NOME- Adriana Santana Barbosa RA-6749359306
NOME- Antônia Pereira dos Santos RA- 6992477647
NOME- Luiza Aparecida de Faria RA- 7157494081
NOME- Maria Odenir Dias Faust RA- 6748350238
NOME- Suziane da Nóbrega Farias Valeriano RA- 7169509382
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS – ATPS
Psicologia e Serviço Social
PROFESSORA EAD: Helenrose A. da S. Pedroso Coelho
OSASCO/ SP
2014
Sumário
Introdução
Etapa 1- Humilhação Social
Etapa 2 - A desigualdade e a invisibilidade na formação da sociedade brasileira.
Etapa 3 - Homens invisíveis: relato de uma humilhação social.
Etapa 4 - Entrevista com trabalhadores que vivenciam sofrimento Psíquico devido à exposição a situações de humildade social e invisibilidade pública.
Conclusão
Referências Bibliográficas
Introdução
O presente trabalho tem como objetivo a construção de uma fundamentação teórico-prática sobre os conceitos de humilhação social, invisibilidade pública, abordando o sofrimento psíquico enfrentado pelos sujeitos socialmente excluídos, especialmente aqueles que desenvolvem atividades consideradas desqualificadas. Através de artigos que abordam a humilhação social como um problema político em psicologia e alguns pressupostos teóricos envolvendo a invisibilidade pública, nos fazendo entender porque na sociedade brasileira existe a desigualdade e a invisibilidade social.
Etapa 1 – Humilhação Social - Um Problema Político em Psicologia
A humilhação social é um problema político e também psicológico, pois os dois fatores contribuem para situações de constrangimento que cidadãos trabalhadores passam em sua vida. A sociedade capitalista cujo principal objetivo é o acúmulo de bens, é o principal motivo que leva a desigualdade social gerando assim a história da humilhação social.