atps
Gestão de Pessoas é o conjunto integrado de atividades de especialistas e de gestores – como agregar, aplicar, recompensar, desenvolver, manter e monitorar pessoas – no sentido de proporcionar competências e competitividade à organização.
O filme inicia-se com a cena de um grande relógio, representando que no sistema capitalista tempo é dinheiro.
Podemos identificar que o personagem é de uma classe economica baixa onde para sobreviver trabalha de forma desumana quase que escrava, é poupado de pensar, para que possa produzir mais em menos tempo, onde o patrão exerce uma pressão violenta pelo aumento da produtividade e seus interesses são mais importantes do que as condições e qualidade de vida do trabalhador. Com tanta pressão a saúde física e psicológica do funcionário é prejudicada. O trabalho é repetitivo e alienante, no filme fica claro que o personagem de tanto apertar parafuso quando é interrompido continua a fazer os mesmos movimentos. Sendo substituído, pois já não é mais útil.
No sistema capitalista o lucro é a principal preocupação dos donos das fabricas, uma vez que eles ficam mais ricos e os desempregados cada vez mais “pobres”, pois, tenta transformar o homem em máquinas inclusive inventando “engenhocas” para que o trabalhador não precise parar, nem mesmo para comer. O trabalhador não consegue acompanhar o ritmo alucinante que é cobrado, e acaba sendo engolido pela máquina.
Quando surgiu a crise financeira as fabricas chegaram as portas deixando os trabalhadores desempregados que resolvem fazer uma manifestação popular contra a fome e o desemprego, mas que é reprimida pela polícia evitando assim que os trabalhadores lutem por seus direitos. A polícia sempre está ao lado dos que tem o poder econômico. Vemos também que por causa disso acontecem pequenos furtos que é o caso da menina roubando bananas para comer.
Outro aspecto importante apresentado no filme é o sonho do trabalhador de