Atps
Devido a este contexto muitos estudiosos perceberam que necessitavam organizar e controlar essas empresas. Precisavam lidar com diversas questões e buscar lucro necessário para manter o empreendimento.
No inicio do século XX havia grandes empresários com problemas, principalmente com seus empregados, como Ford, Rockfelller dentre outros.
Foi então que surgiu a chamada Abordagem da Administração Cientifica com os dois engenheiros pesquisadores que desenvolveram os primeiros trabalhos pioneiros a respeito da administração. Um era americano Frederick Winslow Taylor, desenvolveu a chamada Escola de Administração cientifica que tinha como objetivo aumentar a eficácia nas industrias por meio, inicialmente, da racionalização do trabalho.
O outro era o europeu Henri Fayoul desenvolveu a Teoria Clássica com objetivo de aumentar a eficiência da empresa aplicando ordem e princípio geral da administração em bases cientifica.
A administração cientifica ou Taylorismo é um sistema de organização industrial caracterizado pela organização racional ao trabalho e divisão do trabalho. Na época não havia interesse em qualificar o trabalhador, devido um enorme e inesgotável “exercito industrial de reservas”. O estudo de “Tempos e Movimentos” mostrou que uma indústria desqualificada significava baixa produtividade lucros menores,