ATPS
CURSO: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA
DISCIPLINA: Administração Pública
ALUNOS:
ANDRÉ MÜLLER 444933
CELSO FLAVIO OPITZ DA SILVA 444936
JOÃO ALBINO SCHUSTER 444940
LUCAS A. R. SANCHEZ SCHMITT 444944
MÁRIO SÉRGIO PADILHA 444946
Tutor Presencial: Professor Mestre Márcio Freitas
Novo Hamburgo, Março de 2014
RESUMO
Em vista das constantes mudanças e reestruturações sociais, fica cada vez mais difícil para a administração pública manter-se fora dos padrões operacionais e qualitativos que já alcançam o setor privado. Seja por um excesso de burocracia ou engessamento dos quadros funcionais, pode ser observado uma nova atitude, que é a de inovar e se adaptar, tanto em seus quadros funcionais, quanto em suas diretrizes e resoluções sobre aparelhamento do estado.
PALAVRAS CHAVE
Burocracia, burocrata, agente público, gestão pública, gestão de sucesso.
INTRODUÇÃO
A administração pública se coloca de forma a regular as interações e deveres entre a sociedade e o Estado, mas como fazer desse processo de interação algo saudável e não uma simbiose. É nesse contexto que surge as novas teorias, idéias e vontades do homem a fim de produzir, para a sua sobrevivência como espécie única, a sua evolução e do ambiente em que vive.
BUROCRACIA
A Burocracia geralmente é vista como uma empresa, repartição ou organização que se caracteriza pela multiplicação e acúmulo de papéis, inviabilizando as soluções rápidas e eficientes, sendo os funcionários atrelados a regulamentos e rotinas, causando um engessamento da organização, porém essas atribuições não são próprias da teoria e sim de suas disfunções. (WEBER, 2002)
Para Max Weber a burocracia é exatamente ao contrário, é a organização eficiente por excelência e para conseguir esta eficiência, a burocracia precisa detalhar antecipadamente e nos