atps
Estamos vivendo em mundo globalizado, com tecnologias avançadas e que a cada dia cresce mais. Ficamos tão focados com toda essa era da informação que nos esquecemos do mais essencial: as pessoas ao nosso redor!. Enfim, sabemos que vivemos em um país étnico e com todas as diferenças possíveis, envolvendo também as pessoas com deficiência.
De acordo com o CONADE ( Conselho Nacional Da Pessoa com Deficiência) , pode ser definida como : “Toda perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica que gere incapacidade para o desenvolvimento de alguma atividade, podendo ser classificadas em: Física, Auditiva, Visual, Mental e Múltipla. Para se Fazer a comprovação da deficiência é necessário Laudos médicos que pode ser emitido pela empresa (MEDICO DO TRABALHO) ou outro medico atestando enquadramento local especificando o tipo de deficiência.
Há em lei uma garantia ou direito para pessoas com deficiência no mercado, mas parece que nem sempre isso ocorre. Mas como a lei existe e deve ser respeitada, criaram – se benefícios compensatórios do direito do trabalhador sendo um deles a inclusão do deficiente no mercado de trabalho, cujo esse, sendo o nosso tema.
O tema abordado tem como objetivo apresentar a inclusão do deficiente no mercado de trabalho, as dificuldades das empresas e dos trabalhadores na inserção de pessoas com deficiência no mercado, seja por falta de preparo ou da falta de acessibilidade na empresa. Buscamos mostrar para o leitor, que a inclusão do deficiente não deve acontecer somente na comunidade, mas também nas instituições de ensino e principalmente no mercado de trabalho. Sendo