atps
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA–CURSO DE PEDAGOGIA
CAMILA DIAS BASTOS (RA 6580309256)
CLEIDE CAVALCANTI DE OLIVEIRA (6506282794)
ISABEL CRISTINA DOS SANTOS (6582335299)
MARCELO SILVA DE OLIVEIRA (7149510283)
PRISCILA OLIVEIRA LIMA (7581605813)
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
DA DISCIPLINA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA
Trabalho entregue como requisito para conclusão da disciplina da História da
Educação e da Pedagogia. Sob orientação Profª. Esp. tutora: Sinara Penteado Silva
.
SANTO ANDRÉ
ABRIL/2014
SOMOS FEITOS DE TEMPO?
Sim, pois somos seres históricos, nossas ações e pensamentos mudam com o passar dos anos. Também somos autores de nossa história e a cultura onde estamos inseridos.
Quem de nós já não se deparou pensando em questões como: o que lembramos, por que lembramos, por que esquecemos o que esquecemos? Costumamos ouvir quase que diariamente que a lembrança é importante, que precisamos lembrar que nossa vida e história são constituídas de lembranças, que para existir precisamos lembrar coisas que aconteceram. Por outro lado, ouvimos o tempo todo que o Brasil é um país sem memória ou que não cultua sua memória, seu passado, que não conhece sua história. Será que é isso que realmente acontece? Ou o que querem que lembremos realmente tem importância para nossa vida enquanto professores, trabalhadores, homens, mulheres e crianças.
O conhecimento do passado se organiza, ordena o tempo, se localiza cronologicamente. Portanto, a função das memórias é trazer novamente à vida o que já foi vivido. A memória possui um papel criativo. Ao rememorar estamos criando novamente o já vivido por tanto a função da memória é de reconstrução.
A hitória é construída em cima da experiência do presente e do passado. História, não é só o desenrolar da análise no tempo, é uma reflexão sobre o