ATPS
Podemos observar que a corrupção é um traço de degenerescência cultural, indicador de uma sociedade doente, onde a educação é um fator fundamental.
A educação para a democracia deve ter participação consciente, para se estabelecer mecanismo legítimo de pressão e instrumentos de controle, onde um instrumento básico usado é a prestação de contas.
Na mídia nos traz a corrupção nas manchetes, a ética e as responsabilidade social passam a ter dimensões estratégicas para as organizações. Entretanto são fundamentais a Educação Corporativa e a Integração das Lideranças.
Desenvolver e preservar a consciência ética nos quadros humanos das organizações é condição básica; é imprescindível que se reforce a imagem com ações concretas, não só para a comunidade organizacional interna, como também para o publico externo.
Ser ético hoje, não é mais uma opção. Para pessoas e organizações, é questão de sobrevivência. As empresas não dependem somente de sua marca para garantirem o sucesso, mas sim o prestígio e confiabilidade, decidem a preferência e garantem a continuidade.
Portanto é a responsabilidade ética e social dos dirigentes, na qual é necessário a passar um compromisso ético com realizações objetivas que atendem a sociedade.
Compartilhar no Facebook
O que é Ética e Moral:
No contexto filosófico, ética e moral possuem diferentes significados. A ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade, enquanto a moral são os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade.
Os termos possuem origem etimológica distinta. A palavra “ética” vem do Grego “ethos” que significa “modo de ser” ou “caráter”. Já a palavra “moral” tem origem no termo latino “morales” que significa “relativo aos costumes”.
Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano