atps
O conceito da pluralidade cultural é basicamente o conhecimento, a técnica junto com os diversos grupos, movimentos que convivem em nosso país. Grupos que convivem sobre crítica e preconceito em meio a sociedade atual.
A pluralidade cultural procura expor a sociedade a ética cultural que compõe entre si, compreender a forma de cada grupo de viver em sociedade, ver as diferenças que podem ter uma grande transformação.
Esse tema tem por um objetivo a compreensão de respeitar e valorizar as diferenças culturais, não quer dizer que deve aderir ou viver os valores, pensamentos dos outros, mas aprender a conviver pois são seres humanos e devem ter uma igualdade como todos. Devemos ter o conceito de que sejamos considerados iguais, pois devemos respeitar a forma de cada um viver.
Pensar o tema transversal pluralidade cultural é ir além da mera instrução da aceitação e respeito pelas diferenças, mas, incorporar situações de reflexões, articulando o saber ao fazer, e isso diz respeito às experiências cotidianas.
Existem muitas dificuldades para se lidar com o tema sobre o preconceito racial e ético.
Na escola, muitas vezes, há manifestação de racismo, discriminação social e étnica, por parte dos professores, de alunos e da equipe escolar ainda que de maneira involuntária e inconsciente. Essas atitudes representam violação dos direitos do discriminados, trazendo obstáculos nos processos educacionais, pelo constrangimento a que as pessoas se vêm expostas.
As propostas da organização das nações unidas(onu), tem pensado da melhor forma de trazer para todos, um movimento de cultura sem preconceito, nas escolas, trazendo em trabalhos uma maneira de tolerância e aceitação.
no brasil tem alguns estudos para escolas indígenas, afro descendentes. Mas poucos tem se empenhado para vincular esses movimentos éticos no brasil.
Devemos informar corretamente de que a perspectiva do ensino e aprendizagem é importante