atps
TEORIA
PRINCIPAIS ESTUDIOSOS PRINCIPAIS IDEIAS COMO O TRABALHADOR ERA CONSIDERADO EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO NOS DIAS ATUAIS
Administração Científica
( 1903)
Taylor e Ford
Princípios do Planejamento, Princípio do Preparo, Princípio do Controle, Princípio da Execução e Princípio da Exceção. Um ser racional, que a partir do momento que toma uma decisão, sabe o curso das ações bem como a consequência do que escolheu. Racionalidade absoluta em relação ao homem. Incentivo salarial e muitas vezes nas grandes empresas, material.
Teoria Clássica (1916)
Henri Fayol Centralização, cadeia escolar, ordem, equidade, estabilidade e duração do pessoal, iniciativa o espírito de equipe. Um homem máquina, onde a autoridade tinha o direito de mandar e de se fazer obedecer e não se concedia a autoridade, sem responsabilidade. O encarregado ou administrador se faz obedecer, muitas das vezes com punições.
Teoria das Relações Humanas
(1932) Elton Mayo Organização informal, Motivação, Liderança e comunicações e dinâmicas em grupo. Ele deixa de ser visto como um indivíduo isolado e passa a viver em grupos. Desenvolvimento da área de Recursos Humanos com ênfase na psicologia.
Teoria neoclássica
(1954) Peter Ducker Técnica social básica e administrativa por objetivos Homem organizacional e administrativo O processo administrativo hoje se encontra flexível e adaptável a diversas situações.
Modelo Burocrático
(1909)
Max Weber
Crescimento quantitativo e qualitativo das tarefas administrativas
Homem considerado apenas um apêndice da máquina e deveria ser padronizado na medida do possível.
Funcionário isolado, que reage como ocupante do cargo e posição.
Teoria estruturalista
(1947) Peter Blau Organização formal e informal, sistema social intencionalmente construído e reconstruído, sociedade de organizações e