atps
Curso: Administração
Disciplina: Teoria da Contabilidade
Turma: N20
Flávia Moreira – RA 365109
Francielle Niquele – RA 349066
Magda Oliveira – RA 401602
Rochele Isoppo – RA 378067
Tutor a Distância:
Tutor Presencial: Adriano Lentz
PORTO ALEGRE
2012
Sumário
INTRODUÇÃO
A Contabilidade é um dos conhecimentos mais antigos que surgiu pela necessidade prática do próprio gestor do patrimônio. O propósito era conhecer, controlar, medir resultados, obter informações sobre produtos mais rentáveis, fixar preços e analisar a evolução de seu patrimônio. Com a formação de companhias, a Contabilidade passou a interessar a grupos maiores de pessoas: acionistas, financiadores, banqueiros, fornecedores, órgãos públicos, empregados, além da sociedade em geral, uma vez que a vitalidade das empresas tornou-se assunto de relevante interesse social. A Contabilidade formatou-se de acordo com o ambiente no qual fora operada. Como os povos têm histórias, valores e sistemas políticos diferentes, ela ganhara padrões diferenciados de desenvolvimento financeiro-contábil.
A contabilidade possui vários modelos e padrões, mediante as características dos países. No entanto, de qualquer forma tem uma dinâmica e uma maleabilidade muito grande, adaptando-se perfeitamente em qualquer contexto sócio-econômico-cultural em que esteja inserida.
A ORIGEM DA CONTABILIDADE
A contabilidade é muito antiga, às primeiras manifestações humanas da sociedade de proteção à posse e de perpetuação e interpretação dos fatos.
A origem da contabilidade é ligada nos registros do comercio, as primeiras cidades comerciais eram dos fenícios. A prática do comercio não era exclusiva, sendo as principais cidades da Antiguidade.
Os comerciantes semíticos estavam sempre acompanhando seus bens quando cada transação era efetuada. As trocas de bens e serviços eram seguidas de