Atps
Quem tem criança pequena em casa ou leciona, sabe que elas tem a necessidade de questionar tudo em sua volta. Aproveitar a força dos por quês?, para fazer estímulo ao questionamento. Usar a curiosidade das crianças para virar uma excelente iniciativa didática, o conhecimento científico explica problemas do dia-a-dia.
O trabalho com ciências, nas séries iniciais exige que se respeitem as especificidades da faixa etária. Por exemplo, no 1 e no 2 ano, o trabalho científico, contribui para que as crianças aprenda a buscar informações específicas.
Trabalhar conhecimento científicos desde de cedo, é possível pensar num projeto para apresentar aos alunos. E como todo projeto, iniciar fazendo perguntas, fazer sondagem do que a criança sabe sobre determinado assunto. É preciso estar atento nas dúvidas dos alunos, para transformar a dúvida em situação-problema, é importante que todos participem, contribuindo com seus conhecimentos e assim chegar à resposta e aprender o conteúdo desejado.
O professor é preciso ficar atento em fazer levantamento de hipóteses, e avaliação.Nas séries iniciais, é preciso que a mediação do conhecimento esteja vinculada a ações que proporcionem melhor entendimento da Ciência, buscando meios alternativos de ensino e através destes promover atividades interativas entre professor, aluno e objeto. Neste caso, trabalharemos a capacidade cognitiva da criança para que ela possa entender a utilidade do que está sendo ensinado e, conseqüentemente, compreender melhor os conceitos e proposições. As atividades são elaboradas com o objetivo de construir o conhecimento científico e a apropriação progressiva dos seus conceitos científicos, despertando a curiosidade dos professores e dos alunos. Neste sentido, a inclusão de “atividades lúdicas”, como propõe o projeto, no ambiente escolar irá gerar necessidades de realizarmos pesquisas mais elaboradas para a sala de aula, as quais podem ser direcionadas aos alunos e,