Atps
Quando o termo Marketing Direto surge, a maior parte das pessoas pensa imediatamente no veículo mala direta. Outros pensam no marketing direto como um método de vendas pelo correio. Outros o confundem com um canal de distribuição.
Como afirma Drayton Bird em seu livro Bom Senso em Marketing Direto, podemos dizer que existe o velho marketing direto que representava apenas o conceito de vendas diretas, seja ela por correspondência, por telefone ou através da televisão, e o novo marketing direto, que significa informação sobre pessoas, tanto físicas quanto jurídicas, armazenadas em bancos de dados. Informação para pessoas, que são as comunicações com alto teor de persuasão customizada e maior teor informativo.
Enquanto o Marketing Tradicional, busca equilibrar esforços em preço, produto, distribuição e promoção de modo satisfazer consumidores na construção de uma marca forte, definindo-se como um processo de encontrar necessidades e satisfazê-las de forma rentável.
O Marketing Direto proporciona o contato seus clientes como indivíduos, utilizando o conhecimento adquirido com base no relacionamento existente, torna-se possível fazer apelos mais convincentes.
Todo este conhecimento adquirido sobre os clientes, deve ser armazenado em um banco de dados.
Mas afinal, o que é Marketing Direto?
Vejamos alguns conceitos:
1- Marketing direto é um nome que, embora não reflita mais o seu significado inicial, ficou cristalizado para caracterizar um marketing de relacionamento em oposição ao marketing de produto: para definir um tipo de comunicação-diálogo em oposição à propaganda-monólogo.
2- Marketing Direto é um método mercadológico que gera e usa informações da interação com seus clientes e prospects a fim de melhor “targetar” suas ações de Marketing, promover a continuidade do negócio, e manter o controle dos gastos de marketing. Os pilares do Marketing Direto são , portanto, melhor definição do target, continuidade , interação e