Atps
Os Princípios Contábeis tiveram origem da grande necessidade de estabelecer um conjunto de conceitos, princípios e procedimentos, mas que não fossem utilizados somente para a escrituração dos fatos e transações contábeis para a elaboração dos demonstrativos, mas que permitisse aos demais usuários da contabilidade fixar padrões de comparabilidade e credibilidade, em função do conhecimento dos critérios adotados na elaboração das demonstrações.
Desta forma, os diversos registros e lançamentos contábeis realizado pelas organizações, seguem os Princípios Contábeis, publicados pelo Conselho Federal de Contabilidade, e que permitem que as empresas do mesmo ramo comparem seus resultados, já que seus lançamentos são “padronizados”, e a partir disto, possam observar seus resultados e traçar novas metas e estratégias, com o objetivo de alcançar melhores resultados.
O presente estudo apresenta, com base em fundamento teórico, os Princípios Fundamentais da Contabilidade.
2 PRINCÍPIOS CONTÁBEIS
O campo de atuação da contabilidade é as entidades, sejam elas com finalidade de lucro ou não, e procura captar e evidenciar as diversas variações ocorridas na estrutura patrimonial e financeira, auxiliando a administração na tomada de decisão.
A contabilidade é uma metodologia, um sistema, uma ciência, o que permite a universalização das informações e análises contábeis. Porém, esta sistemática, não é absolutamente rígida, fazendo-se