atps
Empreendedores são pessoas diferenciadas, que possuem motivação singular, apaixonadas pelo que fazem, não se contentam em ser mais um na multidão, querem ser referência, imitadas, deixar legado.
A era atual é conhecida como era do empreendedorismo, os empreendedores estão eliminando barreiras comerciais, culturais, encurtando distâncias, globalizando e renovando os conceitos econômicos.
EMPREENDEDORISMO NO BRASIL
Surgiu na década de 90, com entidades como Sebrae(Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas) e a Softex ( Sociedade Brasileira para Exportação de Softwares.O Sebrae é um órgão que dá suporte para quem quer iniciar uma empresa e consultorias para resolução de pequenos problemas no negócio. A Softex proporcionava junto ao mercado externo aos empresários na área de informática, capacitação em gestão de tecnologia.
Segundo o GEM (Global Entrepreneurship Monitor), há duas definições para Empreendedorismo.
1ª – Empreendedor visionário sabe aonde quer chegar, cria uma empresa, planejamento prévio, tendo como objetivos o lucro e o crescimento da empresa.
2ª – Emprendedorismo de necessidade, onde o candidado por falta de opção, por estar desempregado, não tem alternativas de trabalho. Os negócios tendem a serem informais, onde muitos fracassam.
ANÁLISE HISTÓRICA DO SURGIMENTO DO EMPREENDEDORISMO
A palavra empreendedor (entrepreneur), origem francesa, e quer dizer aquele que assume riscos e começa algo novo.
Um primeiro exemplo pode ser creditado a Marco Polo, que tentou estabelecer uma rota comercial para o Oriente. Como empreendedor Marco Polo, assinou um contrato com um homem (capitalista), para vender as mercadorias deste. O Capitalista assumia risco de forma passiva, enquanto o empreendedor corria todos os riscos de forma ativa.
Na Idade Média, empreendedor, foi utilizado aquele que gerenciava grandes projetos de produção. Ele não assumia grandes riscos, apenas gerenciava os projetos, a partir de